O Instituto Nacional de Gestão de Serviços de Saúde da Roménia recebeu, no dia 24 de outubro, um workshop dedicado à Sustentabilidade Ambiental na Gestão da Saúde, no qual a Unidade Local de Saúde Entre Douro e Vouga (ULS EDV) marcou presença.
O evento foi organizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), em colaboração com a European Health Management Association (EHMA) e a Escola Nacional de Saúde Pública – Universidade Nova de Lisboa.
A iniciativa contou com o apoio do Ministério da Saúde da Roménia, no âmbito da reforma do Plano Nacional de Recuperação e Resiliência, relativa à formação de gestores e profissionais de saúde. Os especialistas presentes, oriundos de seis países com experiência na transição para a energia verde, gestão de resíduos e água, apresentaram políticas e orientações aplicadas a nível europeu.
O workshop terminou com um estudo de caso prático de Portugal, apresentado pelo presidente do Conselho de Administração da ULS EDV, Miguel Paiva.
“O evento foi 100% sustentável, sem papel e plástico. No final, para além do certificado digital de participação, foi oferecida uma árvore (carvalho) a cada participante para plantar e assim contribuir para um ambiente melhor”, pode ler-se, em nota de imprensa.