A confirmar-se, Relâmpago Nogueirense poderá ascender ao Campeonato SABSEG
Durante a temporada 2022/23, União de Lamas e Florgrade mostraram superioridade face à restante competição, merecendo elogios por parte da crítica desportiva, pelo desempenho apresentado dentro das quatro linhas. Porém, somente uma das equipas conseguiu a tão desejada promoção ao Campeonato de Portugal.
O Florgrade sagrou-se campeão distrital de Aveiro, ergueu o troféu do Campeonato SABSEG e ascendeu aos nacionais, para lástima dos unionistas. No entanto, o desejo da direção do União de Lamas pode vir a confirmar-se. Esta semana, o cenário de subir ao Campeonato de Portugal tem obtido ‘força’.
Passemos a explicar. É de conhecimento público – diz-nos a história – que todas as temporadas registam-se desistências de alguns clubes que possuem o direito desportivo de participarem no Campeonato de Portugal, prescindindo da vaga e deixando-a para quem esteja interessado.
Para 2023/24, as vagas dos campeões distritais de Beja e Évora – Despertar e Canaviais, respetivamente, que rejeitaram subir – serão ocupadas por Oliveira do Douro, da AF Porto, e Sandinenses, da AF Braga.
Na equação, entra também a B SAD/Cova da Piedade, que iria militar na Liga 3, mas que não poderá disputar provas de índole nacional, decisão decretada pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF). Assim, Pero Pinheiro garante o acesso à Liga 3 e o Alverca B – da AF Lisboa – garante a presença no Campeonato de Portugal.
Agora, caso haja nova desistência no Campeonato de Portugal, a vaga será destinada ao 2.º classificado da AF Aveiro: União de Lamas.
Paira o rumor quanto à eventual desistência do Fontinhas, por alegados problemas de ordem económico-financeira, segundo a página tffutebol. Caso se confirme, os unionistas poderão ascender aos nacionais. Não obstante, o clube dos Açores já apresentou a equipa técnica para 2023/24, ainda que não tenha oficializado qualquer contratação ou renovação.
Alegadamente, o clube unionista já teria sido contactado pela FPF, que procurou perceber o interesse em ocupar uma eventual vaga. Não conseguindo chegar à fala com o técnico Fábio Pais, contactámos o anterior diretor-desportivo, Fábio Raúl, que continua a fazer parte da estrutura, tendo este referido não ter havido qualquer comunicação por parte do organismo federativo. “Ainda não houve contacto. Como é óbvio, a vontade do clube é subir para os campeonatos nacionais, sendo que iríamos ter de reformular uma ou outra coisa”, esclareceu.
Não sendo um cenário irreal, caso o União de Lamas suba, abre-se uma vaga no Campeonato SABSEG, que seria, na eventualidade, destinada ao Relâmpago Nogueirense, 3.º classificado da Zona Norte da 1.ª Divisão de Aveiro em 2022/23, que averbou mais um ponto (48) em relação ao homólogo da Zona Sul, Vista Alegre (47). Contudo, José Santos, timoneiro dos nogueirenses, referiu ao Correio da Feira ainda não ter sido contactado sobre o caso.
Caso o Relâmpago Nogueirense suba, abre-se uma vaga na 1.ª Divisão de Aveiro, que seria ocupada pelo Real Nogueirense.
Recorde-se que todas as informações supramencionadas pendem de confirmação por parte das entidades oficiais e clubes associados e poderão não vir a serem consumadas.