Tudo sobre a prestação das equipas de Santa Maria da Feira na 11.ª jornada do Campeonato SABSEG
Jogo grande da ronda 11 do Campeonato SABSEG, com o Comendador Henrique Amorim a receber um eletrizante União de Lamas-Sp. Espinho, dois velhos rivais.
Os muitos adeptos que se deslocaram a Santa Maria de Lamas assistiram a um encontro entre duas das melhores equipas da prova, no qual o equilíbrio imperou durante os primeiros 45 minutos, com o nulo inicial a manter-se até ao descanso. Inicialmente, os espinhenses foram mais perigosos, tendo enviado uma bola à barra da baliza de André Fonseca, mas os unionistas também poderiam ter marcado, com Emanuel Alves a rematar centímetros ao lado, e a verem o guardião adversário por duas vezes, numa só jogada.
A partida ficou resolvida na etapa complementar, com um clínico União de Lamas a ser eficaz em duas – houve mais – oportunidades dadas pelos espinhenses. Primeiro Emanuel Alves (49’) e depois Nuno Martins (53’).
Numa tremenda desatenção da defensiva tigre, Emanuel Alves isola-se e, após ter-se atrapalhado num momento inicial, conseguiu trabalhar bem o esférico e rematar para o 1-0. Pouco depois, canto da esquerda de Joãozinho, desvio ao primeiro poste de Aranha e Nuno Martins a encostar para a baliza deserta. Lance de laboratório.
Lobão perde com o líder
Na visita ao Marques da Silva, casa do líder Ovarense, o Lobão – que durante parte significativa do encontro jogou com menos um elemento, devido à expulsão de Letz – saiu derrotado por 2-0, mas apenas consentiu o primeiro golo na 2.ª parte (aos 56 minutos, de penálti). Gonçalo Semedo, uma vez mais, decidiu a partida, apontando um bis, com o segundo a surgir já aos 84’, de cabeça, depois de um belo cruzamento da direita.
Paços de Brandão chega ao pódio
No dérbi concelhio de Santa Maria da Feira, jogado nas Valadas, o Paços de Brandão saiu vencedor, ao ganhar por 1-3, e ultrapassou o Sp. Espinho no último lugar do pódio.
Aos 10’, Tigas deu vantagem aos brandoenses, num golo em que contou com a ajuda involuntário do guarda-redes canedense, que poderia ter feito melhor. O segundo surgiu dez minutos depois, por Luccas Marques, de penálti, que quase foi defendido. Embalado pelos dois golos, o Paços de Brandão chegou mesmo ao terceiro, aos 26’: Tigas, servido por Luccas Marques, bisou no encontro. Foi ainda na 1.ª parte que o Canedo reduziu, por Karim, aos 34’, na sequência de um canto.
Rui Pedro estreia-se a vencer pelo Fiães
Primeiro triunfo no comando técnico do Fiães para Rui Pedro, por 1-0, e com o golo a surgir nos instantes finais, na receção ao Estarreja.
Aos 88 minutos, belíssima jogada de envolvimento, iniciado numa recuperação de bola a meio-campo de Tomás Oliveira, que entregou em Fábio Novo, tendo este descoberto Alex Mondlane, que cruzou para Paulo Monteiro finalizar.
As mudanças na classificação
Na frente, tudo igual, com União de Lamas a dois pontos do líder Ovarense. Aproveitando o desaire do Sp. Espinho, o Paços de Brandão sobe ao 3.º lugar, a três dos unionistas. O Lobão segue em 5.º, a dez da Ovarense.
O Canedo ocupa o confortável 10.º posto e o Fiães sobe a 14.º, com nove pontos, tantos quanto Esmoriz, as duas equipas imediatamente acima dos três lugares de despromoção, ocupados por Estarreja, Bustelo e Mansores.