A Viagem Medieval em Terra de Santa Maria vai recrutar 80 guerreiros e figurantes, homens e mulheres, para o espetáculo militar de grande formato que vai marcar as 12 noites do evento, de 2 a 13 de agosto, no centro histórico de Santa Maria da Feira. As candidaturas estão abertas até 11 de junho
Cavaleiros, escudeiros e gentes do povo são convocados para defender a independência do reino de Portugal no campo de Aljubarrota, palco da grande batalha que pôs frente a frente as tropas de D. João I e D. Juan de Castela, um dos episódios históricos mais marcantes deste reinado, que será recriado na 26.ª edição do evento.
Os candidatos selecionados “vão receber formação específica, seguro e ajudas de custo associadas a esta participação diária numa das grandes atrações das noites da Viagem Medieval, que acontece no grande palco natural das margens do rio Cáster, junto às piscinas municipais”, lê-se, em comunicado do Município.
Este ‘recrutamento para a defesa da independência do reino de Portugal’ representa “uma oportunidade única de vivenciar e sentir a Viagem Medieval de forma mais intensa, proporcionando experiências memoráveis, arrojadas e diferenciadoras aos aficionados pelo evento, que ambicionam fazer parte da construção de um projeto de referência nacional e internacional, património de Santa Maria da Feira e do país”.
O formulário de candidaturas para guerreiros e figurantes encontra-se disponível no site oficial do evento, em www.viagemmedieval.com/guerreiros.
A XXVI Viagem Medieval em Terra de Santa Maria vai recriar episódios do reinado de D. João I, Mestre de Avis, marcado pela guerra contra Castela, pela defesa da independência e pelo fortalecimento da nação. Um período histórico que remete, de imediato, para a Batalha de Aljubarrota, para a independência, expansão e sentido português.