Vitória com sabor amargo
Desporto Modalidades

Vitória com sabor amargo

A AJM/FC Porto venceu, ontem, a 2.ª mão dos quartos de final da Challenge Cup, por 3-2. Contudo, resultado insuficiente para garantir o apuramento para as ‘meias’

A Dragão Arena assistiu, ontem, quinta-feira, a um jogo do ‘tudo ou nada’ para a única equipa portuguesa que se mantinha em prova na competição europeia. Com uma massa adepta considerável para uma quinta-feira à noite, a AJM/FC Porto de tudo fez para manter vivo o sonho europeu.

Com uma entrada no 1.º set um pouco atribulada, o apoio do público rapidamente se fez sentir e as comandadas de Rui Moreira provaram que ‘em casa mandam elas’. Como se diz no mundo do voleibol, a partir dos 20 começa o jogo, e as portistas seguiram a regra. Com Kyra Holt a segurar o serviço, a equipa portuguesa fecha o primeiro set com um resultado de 25-21.

Cientes de que teriam de vencer a partida ou por 3-0 ou por 3-1, a entrada no segundo set foi a demonstração clara disso. A americana Kyra, juntamente com Tia Jimerson e Clarisse Peixoto, lideraram o topo da lista das pontuadoras; desde cedo conseguiram demonstrar o seu poderio, com uma vantagem de 12-6, e nem os dois time-outs do adversário as fizeram ceder. Repetiram a demanda do primeiro set, vencendo o segundo pelo mesmo resultado (25-21).

Já com metade do caminho feito, o terceiro set foi uma verdadeira luta de titãs, com o resultado a andar sempre de igual para igual. No entanto, a jovem formação do Jedinstvo Stara Pazova quis mostrar o porquê de ter vencido em casa e, de uma forma um pouco mais serena, fecha o terceiro set no 23-25.

Porém, o fatídico quarto set não começou bem para a formação da Invicta. Com uma entrada menos conseguida, começando desde logo a correr atrás do prejuízo, o resultado acabou mesmo por não ser o ambicionado. Já a evidenciar um claro cansaço físico, após 12 jogos desde o início do ano civil, a despedida da competição europeia acabou por acontecer. A formação liderada por Jovo Cakovic garantiu assim a passagem às meias-finais, após um parcial de 21-25.

Apesar do caminho na Europa acabar, o jogo ainda não tinha terminado. Rui Moreira decide dar rotação à equipa, mantendo apenas a distribuidora Jurja Vlasic. Após um avanço no marcador de 8-5, a equipa de Nogueira da Regedoura conseguiu a vitória por 15-8.

Em declarações ao Correio da Feira, o técnico português avança a eliminatória foi perdida já na Sérvia. “Perdemos a eliminatória na Sérvia. Entramos muito bem lá, desligámos no último terço do primeiro set, que perdemos por culpa própria. Pior foi perdermos o segundo e o terceiro de uma forma que não poderíamos fazer. Se calhar se tivéssemos vencido esses dois sets, conseguíamos trazer um ponto, que nos dava um conforto emocional, que a margem de erro curta que nós tínhamos não nos deu”.

Com este resultado, a AJM/FC Porto diz adeus às competições europeias, porém, com um feito histórico já alcançado. Irá disputar, agora, para o Campeonato LIDL, jornada dupla. Sábado, dia 11, às 15 horas, vai até ao Pavilhão João Rocha defrontar o Sporting, enquanto no domingo recebe, na Dragão Arena, o Porto Vólei.

Assine agora
X