Está agendada para o dia 11 de janeiro, às 21h, no Castelo da Feira. O momento é aberto a toda a comunidade
À tradição do fabrico do ex-libris gastronómico de Santa Maria da Feira cozido no forno de lenha do Castelo, recriando de forma simbólica a primeira fornada de fogaça da Festa, junta-se, este ano, a criatividade do chef Ruben Silva e de um aluno do Curso de Técnico de Cozinha e Pastelaria da Escola Secundária de Santa Maria da Feira para, a quatro mãos, apresentarem uma criação gastronómica com base na massa tradicional da fogaça.
O chef Ruben Silva, vencedor do Masterchef 2019, foi aluno da Escola de Hotelaria de Santa Maria da Feira e regressa agora à Cidade para partilhar o ‘palco’ com um jovem estudante, num momento único de partilha de conhecimentos e experiências, “que vão surpreender o público”.
Ao Correio da Feira, o chef desvendou um pouco do que vai apresentar ao público. “Queria fugir um pouco do tradicional, ao clichê de quem transforma a fogaça em pão ralado ou açorda. Juntar a carne arouquesa à fogaça pareceu-me quase obrigatório, num tártaro e tosta de fogaça. Sabores bem definidos: o doce da fogaça e a qualidade da carne arouquesa fazem o resto”, refere Ruben Silva, abordando também a segunda experiência. “No bacalhau, a fogaça entra num molho muito tradicional, o romesco, com legumes assados emulsionados com azeite e engrossado com pão. Neste caso, a nossa fogaça vai brilhar ao substituir o tradicional pão e a conferir uma doçura a este molho que tem tanto de simples como de complexo”.
Ser o chef escolhido para a XVI Mostra de Fabrico da Fogaça é, para Ruben Silva, “um orgulho enorme e uma responsabilidade”, sobretudo por saber “o orgulho que os feirenses têm nos seus produtos”.
Pelo segundo ano consecutivo, a Mostra de Fabrico da Fogaça é aberta a toda a comunidade. As inscrições abriram quarta-feira, 27 de dezembro, no site do Município, e já foi atingido o limite de inscrições (40).
O momento decorre no Salão Nobre do Castelo de Santa Maria da Feira, no dia 11 de janeiro, às 21h.