A Câmara Municipal de Santa Maria da Feira atribuiu mais de um milhão de euros a 52 entidades desportivas do concelho, no âmbito do PAD – Programa de Apoio ao Desporto 2023. A entrega dos contratos-programa de desenvolvimento desportivo marcou o fecho do processo de atribuição das verbas relativas às 146 candidaturas aprovadas no ano civil em curso
“Somos das poucas câmaras do país que atribuem verbas desta dimensão às associações desportivas”, sublinha o presidente da Câmara, Emídio Sousa.
“Esta é uma aposta estratégica que mantemos há décadas, e sempre em crescendo, na construção e requalificação de espaços desportivos, mas também no apoio financeiro e logístico às entidades que têm o mérito de incentivar as nossas populações a praticar desporto”, explica o edil.
“Não é por acaso que o nosso Programa de Apoio ao Desporto é hoje uma referência a nível nacional, sendo solicitado por vários municípios e organismos ligados ao desporto, e apontado como um exemplo de boas práticas”, reforça Emídio Sousa.
Os 142 contratos-programa entregues às associações destinam-se a apoiar a inscrição de praticantes, a manutenção de pavilhões gimnodesportivos e de campos de jogos de relva natural e sintética, as atividades regulares e pontuais das associações, a aquisição de materiais não individuais, o apetrechamento de equipamentos de desfibrilhação automática externa, bem como a construção, modernização e reabilitação de instalações, equipamentos desportivos ou infraestruturas de apoio.
O vereador que tutela a pasta do Desporto, Mário Jorge Reis, sublinha pertinência dos apoios atribuídos, destacando os relativos à Medida 1, através da qual o Município de Santa Maria da Feira assume integralmente o valor das inscrições e seguros dos atletas de qualquer modalidade, em idade de formação.
O autarca reitera que este apoio às entidades desportivas do concelho é para continuar e lembra que, já em 2022, a verba atribuída no âmbito do PAD ultrapassou o milhão de euros (montante global de 1.061.491,40 euros).
“Merecem todo o nosso apoio pelo importantíssimo contributo que dão para o crescimento de tantas crianças e jovens enquanto indivíduos, através do desporto”, frisa o vereador, enaltecendo a promoção de valores fundamentais para o desenvolvimento e capacitação dos jovens desportistas e a ocupação salutar dos seus tempos livres.
Os contratos-programa de desenvolvimento desportivo do PAD foram entregues pelo presidente da Câmara, Emídio Sousa, numa sessão realizada a 17 de maio, no Salão Nobre da Junta de Freguesia de Rio Meão.
O encontro contou com a presença do vereador do Desporto, Mário Jorge Reis, da presidente da Junta anfitriã, Conceição Silva, e dos representantes das associações desportivas que viram aprovadas as suas candidaturas.