Às 20 horas do dia 20 de novembro (segunda-feira), precisamente a dois meses da Festa das Fogaceiras, celebrada a 20 de janeiro, a Câmara Municipal de Santa Maria da Feira abre as inscrições para a participação de 250 meninas de todo o Concelho. O formulário estará disponível exclusivamente online nas plataformas digitais do Município. Atingido o número definido, a organização abrirá novas inscrições para uma bolsa destinada a suplentes que possibilitará outras participações em caso de desistências
A partir de segunda-feira, às 20h, os pais ou encarregados de educação podem inscrever as ‘suas’ meninas fogaceiras em formulário próprio, em www.cm-feira.pt, assegurando, desta forma, a igualdade de acesso e oportunidade de participação a todas as meninas feirenses.
Podem inscrever-se para a Festa das Fogaceiras, as meninas que completem, no mínimo, oito anos até ao final de 2024. Festividade ímpar e símbolo de unidade e identidade do território de Santa Maria da Feira, a secular Festa das Fogaceiras tem nas meninas vestidas e calçadas de branco, de cintas coloridas e de fogaça à cabeça um dos seus ícones no cumprimento do voto ao mártir S. Sebastião.
Segundo o Município, a limitação do número de participantes — 250 meninas — visa “aprimorar a organização e a solenidade da cerimónia religiosa, celebrada na Igreja Matriz, permitindo ainda a presença da comunidade da paróquia – que apoia e frequenta a igreja ao longo de todo o ano — na Missa Solene com Bênção das Fogaças”.
O traje das meninas fogaceiras — vestido e todos os acessórios, incluindo os sapatos — tem de ser, integralmente branco, não sendo permitido o uso do bege ou de qualquer outra cor. As normas de bem trajar constam do Manual de Boas Práticas do Traje das Fogaceiras que chegará a todas as escolas do 1.º ciclo para oferta às meninas que poderão participar, pela primeira vez, na festa.
A Câmara Municipal assegura o almoço do dia 20 de janeiro a todas as meninas fogaceiras que o pretendam. Também a fogaça que transportam à cabeça será oferecida às meninas para que, como manda a tradição, a partilhem com familiares e amigos no final da Procissão das Fogaceiras.
Cantinho da Fogaceira
O Cantinho da Fogaceira disponibiliza vestidos e sapatos brancos para empréstimo às meninas, mediante stock limitado. Este espaço, criado pela autarquia em 2015, dispõe de dezenas de trajes e acessórios, na sua maioria adquiridos pela organização, bem como artigos doados por famílias de meninas fogaceiras.
O Cantinho da Fogaceira é também um ponto de partilha de informação e aconselhamento sobre as normas de bem trajar e postura nos momentos mais solenes desta festividade secular.
O espaço assume este ano um novo formato. As famílias que identificarem no momento da inscrição a necessidade de empréstimo do Traje de Fogaceira serão posteriormente contactadas sobre a data e o horário em que se deverão dirigir ao Cantinho das Fogaceiras.