A AJM/FC Porto garantiu, no passado dia 18 de janeiro, a passagem aos quartos de final da Challenge Cup, após uma eliminatória de grande equilíbrio e emotividade, frente à formação romena do Rapid Bucuresti por 3-2.
‘Os campeões não param’ é o lema que rege a comitiva da AJM/FC Porto que, para além de se encontrar no topo da tabela classificativa da Liga Lidl – 2.ª Fase, Série A, com 27 pontos, fez história, sendo a única equipa feminina portuguesa presente na disputa de uma competição europeia.
Após ter vencido o primeiro jogo dos oitavos de final frente ao Rapid Bucuresti, por 3-2 (22-25, 28-26, 25-21, 23-25 e 15-10), tudo parecia correr bem na partida da segunda mão, com uma entrada madura e solidificada por parte das campeãs nacionais, que venciam tranquilamente o encontro por 2-0, com parciais de 25-21 e 25-23.
No entanto, as romenas também quiseram mostrar o seu poderio e empurraram o jogo para o set de ouro, fazendo com que as portuguesas tivessem de provar de que ‘raça’ são feitas, vencendo no querer e na ambição, fechando a partida no 15-11, garantindo assim um lugar entre as oito melhores equipas da prova.
Após este histórico desfecho, é já amanhã que a luta por um novo sonho começa: a formação comandada por Rui Moreira visita o Salão Park, em Staroj Pazovi, na Sérvia, onde irá medir forças com o Jedinstvo Stara Pazova.
O jogo terá transmissão no Porto Canal, às 19 horas. De notar que a formação comandada pelo sérvio Jovo Cakovic é das mais jovens de sempre em competição. A atleta mais velha, a distribuidora Marija Miljevic, tem apenas 24 anos.