A equipa LinkinBot, da Escola Secundária de Santa Maria da Feira, alcançou a qualificação para o Robocup 2023, um dos maiores eventos de robótica, que irá decorrer em Bordéus, França, de 4 a 10 de julho
Beatriz Oliveira, Miguel Correia, Roberto Valente, Vasco Magolo e Samuel Silva são os alunos da Escola Secundária de Santa Maria da Feira que alcançaram o primeiro lugar no Festival Nacional de Robótica, que se realizou de 28 a 30 de abril, em Tomar. A equipa, intitulada por LinkinBot, fez-se acompanhar na prova pela mentora e professora Fátima Pais.
“Foi com grande honra, mas também com um enorme sentido de responsabilidade, que o trabalho foi premiado com o primeiro lugar, garantindo assim lugar no Robocup 2023”, reage a diretora do Agrupamento de Escolas de Santa Maria da Feira, Júlia Campos, em nota de imprensa.
Os alunos são integrantes dos clubes Ciência Viva e Programação e Robótica da Escola Secundária de Santa Maria da Feira, tendo “os respetivos coordenadores acompanhado todo este trabalho, assim como outros elementos do grupo disciplinar”.
“É unânime por parte de todos os elementos da equipa o irrefutável facto de que esta experiência permitiu a todos nós, membros integrantes, adquirirmos novos conhecimentos no campo da robótica, mecânica, eletrónica, programação e multimédia. Além dos conhecimentos técnicos obtidos, foram adquiridas competências de desenvolvimento pessoal e coletivo, tais como trabalho de equipa, gestão de recursos e competitividade saudável”, pode ler-se no testemunho coletivo deixado pelos estudantes.
Para a ida dos alunos a Bordéus, o AE da Feira solicita a colaboração de entidades públicas e privadas, prometendo não defraudar expetativas. “Estamos certos de que a participação do Agrupamento de Escolas de Santa Maria da Feira nesta iniciativa não irá defraudar as expectativas depositadas e que iremos dar provas da realidade do Portugal de hoje: um Portugal criativo e empreendedor, capaz de investir na formação dos jovens para fazer face aos desafios do futuro”.