Técnico que levou os sub-19 do Lusitânia de Lourosa à glória na época transata, com a conquista do título de campeão nacional da 2.ª Divisão, é a escolha da direção malapeira para substituir Alexandre Ribeiro, no regresso do clube ao Campeonato de Portugal
Filipe Gonçalves, treinador que em 2022/23, na primeira experiência como técnico principal, sagrou-se campeão nacional da 2.ª Divisão, ao leme dos sub-19 do Lusitânia de Lourosa, é o novo treinador do S. João de Ver, que na temporada que se avizinha irá disputar o Campeonato de Portugal, depois de ter sido despromovido da Liga 3.
Ao serviço dos malapeiros, será a primeira época de Filipe Gonçalves enquanto técnico de uma equipa sénior, vontade expressa pelo próprio em entrevista ao Correio da Feira, em maio. Será coadjuvado por André Marinho e Bruno Aguiar, com o treino específico de guarda-redes a ser entregue a Bruno Vale. Pedro Silva e Pedro Ferreira serão os fisioterapeutas.
Relativamente à construção do plantel, ainda pouco – ou nada – é oficial, porém, sabe Correio da Feira, há já contratações e saídas. Começando pelas debandadas, Leonardo, guarda-redes e capitão na última época, está de malas feitas para Cortegaça, para representar o Florgrade, recentemente promovido ao… Campeonato de Portugal.
Ainda na baliza, Ricardo Benjamim vai ser reforço do Montalegre. Já Chico sai para a Académica e há um trio de partida para o Felgueiras: Diogo Gomes, Miguel Pereira e Tumble, este último que foi o melhor marcador da Taça de Portugal em 2022/23. Já Pedro Santos ruma ao Beira-Mar, enquanto Diogo Pereira troca os malapeiros pelo Lusitânia de Lourosa, mantendo-se a competir na Liga 3, assim como Sinisterra, mas com este a transferir-se para o Varzim, e Emanuel, que vai representar o Canelas.
Quanto a contratações, o guardião Bruno Silva, ex-Felgueiras de 27 anos, é reforço. No currículo conta com a conquista de uma Liga e de uma Taça Revelação – sub-23 – ao serviço do Desp. Aves. Em 2016/17, conquistou a Divisão de Elite de Aveiro, pelo Sp. Espinho.
Para a defesa chegam os centrais Pedro Nuno, de 23 anos, proveniente do Vila Meã, e Rafael Tavares, ex-Lusitânia de Lourosa, de 24, que já representou os sub-23 da Académica, Olhanense, Sp. Braga B e Praiense, e ainda Ricardo Tavares, de 28, que fez a segunda metade da época transata no Anadia, ajudando o clube da Bairrada a manter-se na Liga 3.
Também do Vila Meã chega Pedro Martins, médio de 25 anos formado maioritariamente no Trofense. No setor intermédio, regista-se a continuidade – única confirmada até então – de Daniel, brasileiro de 25 anos que fez 28 jogos pelos malapeiros na época transata.
A dias de serem apresentados estão Carlitos, defesa-direito luso-angolano de 34 anos, que em Portugal representou Oliveirense, Paços de Ferreira, Olhanense, Alverca e Beira-Mar – e em Angola vestiu as cores de Recreativo de Libolo, Bravos de Maquis e Interclube – e Tomazi, defesa-central brasileiro de 26 anos, que regressa assim a S. João de Ver, clube que representou em 2021/22.
Pelo menos dois ex-juniores do clube serão promovidos: o defesa-direito Pedro Rodrigues e o extremo Jota. Neste momento, são conhecidos dez elementos do plantel para a próxima temporada, mas a estrutura malapeira tem já outros alvos garantidos, que deverão ser conhecidos e apresentados – assim como todos os supramencionados – nos próximos dias.
Mudanças na SAD à vista
A temporada 2023/24 poderá trazer novidades no S. João de Ver a nível diretivo, isto porque Carlos Branco, administrador da SAD malapeira – que é presidida pelo americano Gustavo Laredo –, poderá não continuar em funções.
MERCADO
Entradas
Bruno Silva (Felgueiras)
Carlitos (Beira-Mar)
Pedro Nuno (Vila Meã)
Tomazi (Valadares)
Rafael Tavares (Lourosa)
Ricardo Tavares (Anadia)
Pedro Martins (Vila Meã)
Jota (S. João de Ver Sub-19)
Pedro (S. João de Ver Sub-19)
Saídas
Leonardo (Florgrade)
Ricardo Benjamim (Montalegre)
Pedro Santos (Beira-Mar)
Emanuel (Canelas)
Chico (Académica)
Diogo Gomes (Felgueiras)
Diogo Pereira (Lourosa)
Sinisterra (Varzim)
Miguel Pereira (Felgueiras)
Tamble (Felgueiras)
Permanências
Daniel
Agenda
(10/07) Início dos trabalhos
(22/07) vs. Amarante (F)
(26/07) vs. Tirsense (F)
(29/07) vs. Dumiense
(05/08) vs. Vitória SC B (C)
Equipa Técnica
Treinador: Filipe Gonçalves
Adjuntos: André Marinho e Bruno Aguiar
Treinador de GR: Bruno Vale
Fisioterapeutas: Pedro Silva e Pedro Ferreira