Primeiras impressões surpreendem pela positiva
Desporto Futebol

Primeiras impressões surpreendem pela positiva

Três vitórias e um empate nos primeiros quatro ensaios da pré-temporada animam as perspetivas para 2023/24. Com um 3-5-2 dinâmico e ofensivo, ainda com lacunas a colmatar, o S. João de Ver tem deixado ‘água na boca’ aos adeptos, que ambicionam regressar à Liga 3

Apesar de ter arrancado a pré-época mais tarde, devido às alterações na orgânica diretiva do clube, o S. João de Ver tem recuperado o tempo perdido, espelhando o trabalho realizado nas primeiras semanas com um conjunto de amigáveis que deixou indicadores muito positivos.

Sob a batuta de Pedro Machado, que viu chegar mais reforços ao plantel, os malapeiros triunfaram, sem sofrer qualquer golo, nos primeiros três ensaios, derrotando a equipa de sub-19 do Beira-Mar, o Tirsense e ainda o Pevidém.

Quanto ao plantel, o 16.º reforço é Daniel Rodrigues, jovem médio de 21 anos que fez praticamente toda a sua formação no Sporting. Ainda vinculado aos leões em 2022/23, esteve emprestado ao Felgueiras, alinhando em 27 jogos e apontando um golo. Correio da Feira sabe que o avançado Isaac Cissé, de 29 anos, também já rubricou contrato, proveniente do Moncarapachense, estando já às ordens de Pedro Machado.

Relativamente aos ensaios já efetuados, a coesão defensiva tem sido o destaque do S. João de Ver, que contra os juniores do Beira-Mar, Tirsense e Pevidém, além de não consentir qualquer golo, ainda festejou por nove ocasiões. Frente à equipa de formação da cidade sede do distrito, triunfo por 4-0 – além de Miguel Lima, marcaram Pedro Martins, Zézinho e Jota. Seguiram-se as vitórias sobre Tirsense (2-0), com Miguel Lima e Daniel a faturarem, e Pevidém (3-0), este com golos da autoria de (novamente) Miguel Lima, Daniel e ainda André Claro.

O primeiro empate, 2-2, deu-se com o Canelas, com Daniel Rodriguez e André Claro a festejarem. Uma partida em que Pedro Machado apresentou o predileto 3-5-2, que fez salivar os adeptos presentes para assistirem ao quarto ensaio da pré-época. Nota de destaque para as exibições dos alas Daniel Rodriguez e Zézinho, bastante projetados ofensivamente, dos médios Barbosa e Daniel, dinâmicos e pressionantes, e ainda para a dupla de avançados formada por André Claro e Miguel Lima, que impediu – recuperando várias vezes a bola junto da baliza adversária – a saída dos gaienses a partir de trás.

Assegurar um lugar no 11

Todos os elementos que integram o plantel têm lutado veemente por um lugar a titular, e alguns têm impressionado. Apesar de ainda estarmos numa fase prematura, o 11-tipo de Pedro Machado deverá contar com Raphael Mello na baliza e uma defesa, a três, composta por Edgar, Tomazi e Rafael Tavares. Nas alas, tanto Daniel Rodriguez como Carlitos mantêm-se em pé de igualdade para assumirem a titularidade à direita, assim como Zézinho e Paulinho à esquerda – vão dar muitas, mas saudáveis, dores de cabeça ao técnico. No miolo, Barbosa, Daniel e Daniel Rodrigues partem em vantagem, com a frente entregue a Miguel Lima e André Claro.

Em declarações publicadas nas redes sociais do clube, o técnico malapeiro mostra-se agradavelmente surpreendido pela performance dos jogadores que chegaram este defeso. “O grupo tem respondido de forma muito favorável e extremamente positiva. Tenho de confessar que está a superar as expectativas que criei ao nível da entrega, dedicação e trabalho. Foram duas semanas muito positivas”, assegura Pedro Machado.

O timoneiro deixou ainda algumas palavras para o capitão Barbosa, que tem sido imprescindível no processo de integração das novas caras, e ainda para “os quatro meninos da formação” que “estão a ser quatro agradáveis surpresas”.

Quanto aos jogadores que deixaram o clube neste mercado de verão, Jaime Poulson assinou pelo Florgrade, Edu Duarte pelo Paredes e Paulo Grilo pelo Oliveira do Hospital.

Início em Guimarães

É na cidade de Guimarães, frente à equipa B do Vitória local, que o S. João de Ver se estreia esta época, jogo que marca o regresso ao Campeonato de Portugal. A ronda inaugural da competição está agendada para o dia 20 de agosto.

A primeira partida perante os seus adeptos será frente ao Vila Meã. Seguem-se os embates com Lamelas, Salgueiros, Oliveira do Douro, Marco 09, Paredes, Rebordosa, Amarante, Valadares, Beira-Mar, Gondomar e Florgrade.

Assine agora
Marcelo Brito
JORNALISTA | Curioso assíduo, leitor obsessivo, escritor feroz e editor cuidadoso, um amante do desporto em geral e do futebol em particular.
    X