Instalação coletiva ‘O Nosso Natal’ vai iluminar a Rua Direita
Educação Sociedade

Instalação coletiva ‘O Nosso Natal’ vai iluminar a Rua Direita

De 24 de novembro a 7 de janeiro, 600 candeeiros decorados por crianças do concelho e respetivas famílias vão embelezar e iluminar parte da emblemática Rua Direita, em pleno centro histórico de Santa Maria da Feira. Em fase de construção, a instalação coletiva ‘O Nosso Natal’ resulta do desafio lançado pelo Município aos alunos das Atividades de Animação e Apoio à Família (pré-escolar) e Componente de Apoio à Família (1.º ciclo) de escolas de todo o Concelho

‘O Nosso Natal’ é uma exposição imersiva de 600 candeeiros forrados a tecido, decorados em família com motivos de Natal, que constituem peças artesanais únicas, repletas de cor, luz e afetos, que vão trazer uma nova vida à Rua Dr. Roberto Alves, no centro histórico de Santa Maria da Feira, durante a quadra natalícia.

A família Soares Castro é uma das participantes e aceitou o desafio de abrir as portas da sua casa, em S. João de Ver, para partilhar os primeiros momentos do trabalho em equipa, inspirando outras crianças e pais a instantes de cumplicidade similares.

Focados na tarefa que tinham em mãos, pais e filhos trocaram ideias, escolheram os primeiros materiais e fizeram experiências com lãs, fitas acetinadas, botões e outros adornos que descobriram no cesto da costura.

Mateus (nove anos) e Gustavo (13 anos) demonstraram estar à altura do desafio. Atentos e empenhados, foram seguindo as dicas dos pais, Patrícia e António, e revelando os seus gostos e sugestões pessoais. Para surpresa de todos, o mais velho foi o primeiro a querer experimentar a agulha e o dedal, seguido do mais novo, ambos curiosos e determinados em mostrar o seu talento para as artes manuais.

“Mais do que o resultado final, estes projetos de envolvimento marcam pelas experiências que proporcionam em família, pelos momentos cada vez mais raros que pais e filhos desfrutam de forma plena, pelas memórias que ficam do trabalho coletivo”, sublinha a organização.

Esta iniciativa conta com a participação ativa de 200 alunos das Atividades de Animação e Apoio à Família (AAAF) e de 400 alunos da Componente de Apoio à Família (CAF), que receberam um retângulo de tecido para desenhar, alinhavar, coser, bordar ou pintar em família.

As peças decoradas serão entregues nas respetivas escolas até 12 de outubro e cada um dos trabalhos será parte integrante de um candeeiro que ganhará ainda mais brilho com a lâmpada a colocar no interior, que fará sobressair os pormenores do trabalho manual, contribuindo de forma impactante para o projeto de iluminação de Natal da Cidade.

Resultado de uma parceria do município de Santa Maria da Feira com o centro de atividades educativas Grande Sábio, esta iniciativa conta com a colaboração dos professores das AAAF e CAF, bem como dos assistentes operacionais, fundamentais para a boa organização das peças decoradas pelas famílias, que vão fazer parte desta exposição imersiva, “que é também uma homenagem à família e ao trabalho coletivo”.

Assine agora
Nélson Costa

administrator
DIRETOR | Jornalista de formação e por paixão. Curioso, meticuloso, bom ouvinte, observador até das próprias opiniões.
    X