11 das 19 equipas são do concelho de Santa Maria da Feira
Faz parte da cultura futebolística portuguesa, distrital e concelhia. Maioritariamente ao sábado à tarde, mas também ao domingo, muitos são os adeptos que se deslocam até aos mais recônditos locais para assistirem aos embates das suas equipas, que estão inseridas numa competição em que os míticos campos ‘pelados’ caminham para a extinção, o que, diga-se, tem feito a prova ganhar cada vez mais interessados – jovens – na prática desportiva.
Aproxima-se o regresso das competições sob égide da Fundação Inatel, tendo já sido desvendado o sorteio da Liga de Aveiro, dividida em dois grupos. No grupo A, composto por dez equipas, seis estão sediadas em Santa Maria da Feira: Lavandeira, Vale, Hippyes, Pigeirense, Mosteirô e Pessegueiro, às quais se juntam ainda Rêgo, Carqueijo, ADRAV e ADAI.
No grupo B, de nove equipas, cinco são do Concelho. Os Arrifanenses, Reguenga Palhota, Manhôce, Travanca e Nadais irão contar ainda com Nariz, Estrela Azul, Real da Praça e Leões do Monte enquanto adversários.
Os dois primeiros classificados de cada grupo apuram-se diretamente para as meias-finais, estando a 1.ª jornada está agendada para o fim de semana de 28 e 29 de outubro. Ainda antes, no dia 22 de outubro, disputa-se a Supertaça de Aveiro, entre ADRAV – atual bicampeão – e Travanca – atual vencedor da Taça –, no Campo de Jogos do Vale, pelas 15 horas.