Marc Pinto vence Concurso Nacional de Escanções pelo segundo ano consecutivo
Sociedade

Marc Pinto vence Concurso Nacional de Escanções pelo segundo ano consecutivo

Aluno na extinta Escola de Hotelaria de Santa Maria da Feira, terra onde cresceu, o escanção do Fifty Seconds by Martín Berasategui repetiu a distinção. Em março de 2024, vai procurar garantir a vaga para representar Portugal no Campeonato da Europa/África

O Cineteatro Anadia foi o palco da consagração, pelo segundo ano consecutivo, de Marc Pinto no 18.º Concurso Nacional de Escanções, realizado nos dias 26 e 27 de novembro, organizado pela Associação dos Escanções de Portugal.

Durante a tarde de segunda-feira, Marc Pinto destacou-se entre os três finalistas — Filipe Wang e Carine Patrício acompanharam o ‘feirense’ na final —, nas várias provas teóricas e práticas realizadas, e foi eleito novamente o melhor escanção português.

Em declarações ao Correio da Feira, Marc Pinto vincou que “vencer pela segunda vez consecutiva o Concurso Nacional de Escanções é uma responsabilidade acrescida, mas, acima de tudo, é para mim uma prova que o trabalho diário e o estudo profundo trazem recompensas”. “A conquista de tantos prémios na minha carreira, ainda tão jovem, faz-me sofrer um pouco da síndrome do impostor. Cada conquista sedimenta que tudo é real e fruto de muito trabalho. Acredito que sou iluminado por uma estrela da sorte, que só me exige que estude e trabalhe muito para estar preparado para a seguinte oportunidade de me fazer brilhar”, afirmou.

Em março do próximo ano, o sommelier vai disputar com os restantes finalistas das duas últimas edições do Concurso Nacional de Escanções — recorde-se que ambas vencidas por Marc Pinto — a vaga para representar Portugal no Campeonato da Europa/África, que será disputado na Sérvia, em novembro de 2024. “Podemos dizer que parto como favorito, uma vez que ganhei as duas edições, mas prefiro pensar que a única vantagem que tenho é o facto de ter mais experiência hoje do que aquela que tinha ontem”, disse a esse respeito Marc Pinto. “Darei o meu melhor e a grande expectativa é que, seja quem for esse candidato, tem de ir o melhor preparado possível. Queremos muito trazer esse ‘caneco’ para Portugal”, acrescentou.

Recorde-se que Marc Pinto, atual diretor de vinhos no restaurante Fifty Seconds, na Torre Vasco da Gama, em Lisboa, nasceu em fevereiro de 1990, em Soissons, França, bem próximo de Reims, região de Champagne. No entanto cresceu em Santa Maria da Feira, onde começou a sua formação, na Escola de Hotelaria de Santa Maria da Feira, terminada depois no Porto.

Entre outros prémios, além da vitória no Concurso Nacional de Escanções de 2022, no Redondo, Alentejo, e agora 2023, na Anadia, Marc Pinto foi eleito o ‘Melhor Sommelier’ pela Revista de Vinhos, em 2020.

Assine agora
Nélson Costa

administrator
DIRETOR | Jornalista de formação e por paixão. Curioso, meticuloso, bom ouvinte, observador até das próprias opiniões.
    X