De forma a assinalar o final do Projeto Europeu D3PO, a Rosto Solidário vai entregar, na véspera da Festa das Fogaceiras, a 19 de janeiro, pelas 11h30, a ‘Fogaça’, um puzzle 3D, ao vereador da Cultura da Câmara Municipal, Gil Ferreira.
“O principal objetivo deste projeto é a inclusão social, através de atividades lúdicas, com base em puzzles 3D, que permitam a promoção de competências pessoais, sociais e cognitivas em adultos com dificuldades”, escreve a organização, acrescentando que foi neste âmbito que criou dois puzzles baseados em narrativas que transmitem a história e as tradições de Santa Maria da Feira. Para além do pão doce, conceberam também o puzzle denominado o ‘Castelo da Europa’ (símbolo de segurança, comunidade e coesão do território europeu), inspirado nas características particulares do Castelo da Feira, nomeadamente nas suas quatro torres.
A Rosto Solidário acrescenta que depois de testados com 72 participantes de clubes seniores e centros de dia locais, estas práticas passam a estar disponíveis para educadores e técnicos sociais utilizarem na sua intervenção com pessoas em situação de vulnerabilidade, nomeadamente pessoas com deficiência, com obstáculos socioeconómicos, sobreviventes de doença oncológica, pessoas vítimas ou suscetíveis de discriminação com base na raça, cultura, idade, género, entre outros). Para o efeito, todos os interessados poderão contactar a Rosto Solidário.
D3PO é um projeto apoiado pela Comissão Europeia, através do programa Erasmus, estando a ser implementado por um consórcio de cinco parceiros de diferentes países europeus.