Aproximam-se as decisões
Desporto Futebol

Aproximam-se as decisões

Após averbar a quarta derrota consecutiva, o Feirense ocupa a 15.ª posição da Segunda Liga, apenas uma (e um ponto) acima do lugar que obriga à disputa de um play-off de manutenção/descida. Próximos jogos podem ser decisivos

O Feirense perdeu, na segunda-feira, no terreno da AVS (1-0), acumulando quatro desaires seguidos — pior série da temporada — e o cenário de cair nos lugares perigosos, em particular no 16.º, de play-off de manutenção/descida, são cada vez mais uma ameaça.

Por isso, e com nove jornadas por disputar, os próximos encontros da equipa treinada por Ricardo Sousa têm carácter (quase) decisivo. O primeiro acontece já na manhã deste domingo, 17 de março, pelas 11 horas, no Estádio Marcolino Castro, frente ao FC Porto B, em jogo a contar para a 26.ª jornada da Liga 2. Numa ronda em que também os dois últimos classificados — lugares que descem diretamente à Liga 3 — se defrontam, Länk Vilaverdense e Belenenses, e que a Oliveirense, 16.ª classificada, recebe a AVS, uma vitória dos fogaceiros é fulcral para fugir da ameaça da descida.

Ainda mais quando na jornada seguinte a equipa de Santa Maria da Feira se desloca a Belém para defrontar o emblema do Restelo, numa outra partida que poderá ser decisiva.

Mas primeiro os pupilos de Ricardo Sousa têm de se concentrar na receção aos jovens dragões, confortavelmente a meio da tabela classificativa, num encontro em que o técnico dos fogaceiros não deverá apresentar grandes alterações no 11 inicial relativamente à derrota em casa da AVS. Ainda assim, são possíveis algumas novidades, concretamente no ataque, que, nas últimas quatro partidas, que resultaram em quatro derrotas, apenas apontou um golo. Dudu e Shodipo são dois dos principais candidatos a saltarem para o 11 inicial.

No histórico de confrontos entre Feirense e FC Porto B está tudo empatado. Em 16 jogos, há sete vitórias e 20 golos apontados para cada lado. Na 1.ª volta, em jogo a contar para a 9.ª jornada, a equipa B dos azuis e brancos venceu, em casa, por 2-0, com golos de Bernardo Folha e Vasco Sousa.

Sub-19 às portas da I Nacional

Depois de vencerem a Oliveirense, num dérbi distrital (1-2), em jogo da 5.ª jornada da 2.ª fase – Subida, os juniores do Feirense lideram a Série Norte, com 12 pontos, mais dois que o Varzim (2.º) e seis do que a Oliveirense (3.º), e estão cada vez mais próximos da subida à Primeira Divisão Nacional. O atacante Ivo Almeida (24 golos em 22 jogos) voltou a decidir para os fogaceiros ao apontar, ainda na 1.ª parte, os dois golos com que o Feirense derrotou a Oliveirense.

A equipa do Feirense, orientada pelo jovem técnico João Almeida, de 25 anos, tem agora uma pausa no campeonato e só volta a entrar em ação no dia 30 de março (sábado, 16 horas), na receção ao Câmara de Lobos, último classificado, em jogo a contar para a 6.ª jornada, 1.ª da 2.ª volta.

Recorde-se que os três clubes melhor classificados em cada uma das séries — Norte e Sul —, num total de seis clubes, sobem automaticamente ao Campeonato Nacional Sub-19 I Divisão. Os vencedores de cada série vão disputar o título da II Divisão.

Assine agora
Nélson Costa

administrator
DIRETOR | Jornalista de formação e por paixão. Curioso, meticuloso, bom ouvinte, observador até das próprias opiniões.
    X