Rui Costa coroado campeão nacional na chegada ao Castelo da Feira
Desporto Modalidades

Rui Costa coroado campeão nacional na chegada ao Castelo da Feira

Ciclista da EF Education-EasyPost foi mais forte que Rui Oliveira (UAE Team Emirates) e Luís Gomes (Gi Group Holding-Simoldes-UDO) e venceu troféu pela terceira vez

Santa Maria da Feira foi o epicentro de um fim de semana repleto de ciclismo ao acolher o Campeonato Nacional de Estrada, nas mais variadas vertentes, escalões e géneros, com o destaque habitual, a prova de fundo, a realizar-se no domingo, com chegada no alto do empedrado em frente ao Castelo de Santa Maria da Feira.

Com 164,1 quilómetros, os favoritos cedo ficaram definidos, quando Ivo Oliveira (UAE Team Emirates), vencedor em 2023, saltou para a frente da corrida. A este juntaram-se mais oito corredores, entre os quais o irmão e colega de equipa Rui Oliveira e Rui Costa (EF Education-EasyPost) e Luís Gomes (Gi Group Holding-Simoldes-UDO).

Para trás ficou outro ciclista da UAE Team Emirates, António Morgado, devido a ter sido obrigado a trocar de bicicleta por duas ocasiões e os elementos da ABTF Betão-Feirense, Rádio Popular-Paredes-Boavista e Sabgal-Anicolor.

Na frente, Ivo Oliveira continuava com o pé a fundo, promovendo sucessivas acelerações que iam provocando mossa no grupo restrito de nove elementos.

Já na entrada para a última das seis voltas ao circuito pela cidade de Santa Maria da Feira, Ivo Oliveira deixou a decisão para quatro ‘sobreviventes’ que, cautelosos, pouparam-se para os últimos 700 metros – a dura subida no empedrado de acesso ao Castelo.

O veterano Rui Costa, vencedor em 2015 e 2020, foi o mais forte e arrecadou o hat-trick, levando a melhor sobre Rui Oliveira (a dois segundos) e Luís Gomes (a 11).

Em representação da ABTF Betão-Feirense, Afonso Eulálio foi o melhor da equipa de Santa Maria da Feira, ao conseguir classificar-se no 9.º lugar, a quatro minutos e 11 segundos de Rui Costa.

António Morgado vence contrarrelógio

No escalão de elites, mas na vertente do contrarrelógio, vitória para António Morgado (UAE Team Emirates), seguido do colega de equipa Ivo Oliveira, com Rui Costa (EF Education-EasyPost) a fechar o pódio.

Ivo Pinheiro e Francisco Pereira, ambos da ABTF Betão-Feirense, foram 12.º e 13.º classificados, respetivamente.

Assine agora
Marcelo Brito
JORNALISTA | Curioso assíduo, leitor obsessivo, escritor feroz e editor cuidadoso, um amante do desporto em geral e do futebol em particular.
    X