Um milhão de euros para obras de requalificação de instalações desportivas
Reunião de Câmara

Um milhão de euros para obras de requalificação de instalações desportivas

Município prevê um montante global estimado de um milhão de euros para obras de requalificação de instalações desportivas, que sejam necessárias para o respetivo licenciamento do espaço

O “apoio de caráter excecional” para obras de requalificação de instalações desportivas, no âmbito do licenciamento, foi um dos pontos discutidos em sede de reunião de Câmara, realizada no dia 1 de julho.

Na ausência do presidente Amadeu Albergaria, por estar a participar na abertura da Conferência Anual da Rede das Cidades Criativas da UNESCO, em Braga, na qual o Município é parceiro na organização, foi a vereadora Sónia Azevedo a conduzir a sessão ordinária.

Num montante global estimado de um milhão de euros, a Câmara Municipal anunciou uma medida de apoio a cada clube de 50% até um limite máximo de 500 mil euros, “para obras de requalificação de instalações que sejam estritamente necessárias para licenciamento de instalações desportivas”.

“É um apoio aos clubes, alguns deles com instalações que carecem de licenciamento para depois puderem candidatar-se às medidas da Federação Portuguesa de Futebol (FPF). É um apoio extra, uma medida de caráter excecional”, sublinhou a vereadora, explicando de seguida com maior detalhe, a pedido de Délio Carquejo.

“As candidaturas sobrepõem o cumprimento de algumas questões, nomeadamente o licenciamento do projeto de licença de obra por parte do Urbanismo e o parecer favorável do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ)”, acrescentou, revelando que em reuniões com os clubes, a dificuldade de licenciarem os espaços foi transmitida à Autarquia. “Há vários complexos desportivos [no Concelho] que têm esta carência”, deu nota Sónia Azevedo, face à ausência do vereador do Desporto, Mário Jorge Reis.

Por este motivo, a Câmara Municipal lança agora o apoio, de forma a estimular os clubes com edificados em funcionamento que licenciem as instalações desportivas e possam assim “ter acesso a fundos de apoio à prática desportiva”.

Assine agora
Márcia Soares
JORNALISTA | Licenciada em Ciências da Comunicação. A ouvir e partilhar as emoções vividas pelas gentes da nossa terra desde 2019.
    X