A Associação Empresarial da Feira (AEF) retoma, de 18 a 20 de outubro, a realização do salão automóvel MotorFeira, que, devido à pandemia da Covid-19, tinha sido suspenso em 2020. O evento regressa agora ao Europarque com mais de 300 veículos dos concessionários da região, todos “a preço especial”, num certame com mais de 6.000 m2 de exposição
A AEF relança o salão automóvel MotorFeira, que, realizado pela primeira vez em 2015 e então focado apenas em viaturas usadas, teve cinco edições até 2019 e, na sequência da pandemia da Covid-19, foi suspenso no ano seguinte.
Agora, reformulado de modo a também apresentar carros novos e seminovos, e apostado em aumentar a visibilidade dos veículos menos dependentes de combustíveis fósseis, o evento regressa com uma nova dinâmica e mais de 300 viaturas, garantindo três dias de contacto entre os principais concessionários da região e os consumidores que pretendam mudar de carro ou apenas conhecer as novidades do setor.
Com entrada gratuita, o MotorFeira 2024 vai decorrer das 15h às 20h na sexta-feira e das 10h às 20h no sábado e domingo. Ocupará três pavilhões do centro de congressos Europarque, numa área superior a 6.000 metros quadrados de exposição, e contará entre os seus expositores com concessionários do distrito de Aveiro e da Área Metropolitana do Porto. No total, serão dezenas de marcas disponíveis no certame, desde Citroen, Fiat e Opel até à Toyota, Lexus e Mercedes, tanto nas versões a combustão como nas elétricas e híbridas. Kia, Nissan, Peugeot, Honda, Smart, Skoda, Volkswagen, MG, Volvo, BMW, Mazda e Audi são outras insígnias confirmadas, seja em modelos de passageiros ou em versões comerciais.
“Isso significa que a melhor oferta dos vários segmentos do ramo vai estar três dias concentrada no mesmo local e disponível a preços que podem ser 20% mais baratos do que o praticado pelos concessionários nos seus estabelecimentos”, realça o presidente da AEF, Alferes Pereira. “É por isso que o evento constitui uma excelente oportunidade para o potencial cliente comparar vários modelos num único spot, enquanto as impressões que retira de um e outro ainda estão frescas e podem facilmente ser verificadas”.
Modelos citadinos e económicos, carros utilitários, viaturas familiares, veículos executivos de médio a grande comprimento ou versões de luxo, várias gamas de veículos de quatro rodas estarão representadas no MotorFeira, cuja organização também está a ultimar um programa de palestras com vários temas relativos à atualidade do universo automóvel. Mas no seu relançamento o certame integra três outras seções: a mostra de motos, com modelos para uso quotidiano ou mais desportivo e lúdico; a de carros de competição, com viaturas que foram adaptadas para prestação máxima em corridas e ralis; e a de clássicos, com veículos antigos estimados por colecionadores.
“Estamos conscientes de que o automóvel é um bem que influencia muito o orgulho e a autoestima de uma pessoa”, admite Alferes Pereira. “Seja isso bom ou mau, o facto é que torna ainda mais importante o momento da compra de um carro, pelo que queremos facilitar o processo de decisão aos interessados e ajudá-los a selecionarem a melhor opção possível. Se tudo correr bem, vão ter de viver muito tempo com a escolha que fizeram, portanto convém que tenha sido acertada”.