Na última jornada da 2.ª Fase – Subida, os lusitanistas confirmaram presença na final, frente ao Farense. O Feirense perdeu a oportunidade de também garantir a subida
Já com a subida garantida, o Lusitânia de Lourosa deslocou-se à Ilha da Madeira para defrontar o Câmara de Lobos, em jogo da 10.ª jornada, e última, da 2.ª Fase – Subida, Série Norte, e cumpriu o objetivo. Vitória por 3-2, garantindo a presença na final do Campeonato da 2.ª Divisão Nacional de Juniores, frente ao vencedor da Série Sul, o Farense.
Os jovens lusitanistas nem precisavam vencer, pois o 2.ª classificado, Chaves, perdeu no terreno do Varzim, mas não facilitaram. Até começaram a perder, num penálti a favor dos madeirenses, apontado por David França (16’), mas na 2.ª parte conseguiram a reviravolta, com golos de Fran Vieira (56’), Moutinho Correia (76’) e Joãozinho, este de penálti (81’). O máximo que o Câmara de Lobos — que terminou o encontro com nove elementos, por duas expulsões — conseguiu foi reduzir, por João Pereira, de penálti (89’).
Já o Feirense, a depender apenas de si para também garantir um dos três primeiros lugares (todos garantiam subida), não foi além de um nulo na receção ao Académico de Viseu e falhou a subida. A equipa orientada por Luís Sousa termina a 2.ª Fase – Subida, Série Norte, em 4.º, com menos dois pontos conquistados que os viseenses (3.º classificados). Em 2.º lugar ficou o Chaves, que também sobe.
A final entre Lusitânia de Lourosa e Farense, a duas mãos, do Campeonato da 2.ª Divisão Nacional de Juniores, joga-se 13 de maio (1.ª mão), em Lourosa, e 20 de maio (2.ª mão), em Faro.