‘Os meus Sonhos na minha Solidão’ é o projeto da Cercifeira que arrecadou o Prémio BPI Fundação ‘la Caixa’ Seniores, uma iniciativa conjunta BPI e Fundação ‘la Caixa’ que se destina a apoiar financeiramente projetos de instituições privadas sem fins lucrativos que promovam a melhoria da qualidade de vida das pessoas com mais de 65 anos.
O projeto apresentado pela instituição concelhia tem como meta melhorar o Serviço de Apoio Domiciliário (SAD). “Os objetivos principais são: prevenir e combater o isolamento familiar e social; diminuir o sedentarismo, estimulando a prática do exercício físico dentro das capacidades de cada idoso; estimular cognitivamente o idoso, atrasando as doenças neurodegenerativas; e prestar auxilio ao cuidador informal no âmbito emocional e psicológico”, refere a diretora técnica do SAD, Margarida de Almeida, em nota de imprensa, adiantando que as respostas sociais atuais da instituição envolvem “a prestação de serviços a nível da higiene pessoal, higiene habitacional, fornecimento de alimentação, aquisição de alguns bens e serviços”.
Para a instituição, o referido serviço “é limitado no que diz respeito ao apoio afectivo, de estimulação cognitiva e motora, e de apoio em pequenas tarefas do dia-a-dia”.
Assim sendo, pretende que “as necessidades quer de pessoas apoiadas, quer de cuidadores informais sejam colmatadas, através da complementaridade dos serviços prestados pelas ajudantes familiares, psicólogo(a), assistente social, fisioterapeuta e voluntários no domicílio do cliente”.