De volta ao convívio entre os melhores do distrito, o Paços de Brandão mostrou-se coeso, ambicioso e organizado, vencendo na receção ao Cesarense, com um golo solitário de Tigas. Já o Fiães iniciou a participação com uma derrota, imposta pelo candidato Águeda
Início da edição de 2023/24 do Campeonato SABSEG, com um triunfo do Paços de Brandão e uma derrota do Fiães, numa jornada em que União de Lamas e Lobão, em virtude da participação – e eliminação – na Taça de Portugal, viram as suas partidas adiadas, tal como o Canedo, mas não pela mesma razão.
No regresso ao principal escalão das provas tuteladas pela Associação de Futebol de Aveiro, os brandoenses derrotaram, 1-0, o Cesarense. O único golo da equipa orientada por Tiago Leite saiu dos pés de Tigas, aos 28 minutos: após recuperação de Luisinho em zona adiantada, o extremo fugiu aos defesas, recebeu o esférico na área contrária e tirou a bola do alcance do guardião forasteiro, para gáudio da maioria dos presentes no Zulmira Sá e Silva.
Também os recém-promovidos JuveForce e Bustelo estrearam-se com uma vitória. Além destas duas equipas e do Paços de Brandão, a liderança é partilhada com Bustelo e Águeda.
Fiães perde no Bolhão
A oito quilómetros de distância, no Estádio do Bolhão, o Fiães entrou da pior forma na temporada, não conseguindo amealhar qualquer ponto na ronda inaugural. No primeiro jogo oficial no regresso ao comando técnico dos fianenses, Bruno Batista viu os seus pupilos serem derrotados pelo Águeda, candidato à subida de divisão.
Os Galos do Botaréu colocaram-se na frente aos 38’, por intermédio de Sacra. Tiago Ribeiro quase evitou, mas não conseguiu impedir o primeiro da partida. Na 2.ª parte, aos 65’, Pedro Freitas, ex-Vila Real, estreou-se a marcar com a camisola do Fiães, repondo a igualdade: canto cobrado ao primeiro poste, onde surge Paulo Monteiro a assistir, de cabeça, o camisola 9 dos fianenses. Já com o jogo perto do minuto 90, Sacra bisou. Perda de bola de Príncipe em zona proibida e Bruno Furtado ofereceu o golo, selando o triunfo da equipa de Artur Moreira.
Quanto às restantes três equipas de Santa Maria da Feira presentes na competição, União de Lamas e Lobão jogaram na transata quarta-feira, dia 13, aquando do fecho da presente edição impressa do Correio da Feira, frente a Esmoriz e Sp. Espinho, respetivamente. Consulte, em www.correiodafeira.pt, o desfecho dos dois encontros. O embate entre Canedo e Mansores será somente jogado no dia 1 de novembro.
Na próxima jornada, agendada para domingo, pelas 15h30, o Paços de Brandão desloca-se ao Parque Desportivo Constantino Marques Duarte, reduto do Fermentelos, com a vontade de manter o registo 100% vitorioso. Já o União de Lamas procura entrar a vencer na prova, com a deslocação a Albergaria-a-Velha, frente ao Alba; assim como o Lobão, que será anfitrião na partida com o Pampilhosa. Já o Canedo estreia-se com a visita ao histórico Marques da Silva, casa da Ovarense. O Fiães não entrará em campo, com o jogo frente ao Esmoriz a ser adiado para dia 20, pelas 20 horas.
–
Tigas resolve
O extremo de 29 anos do Paços de Brandão, formado entre Ovarense e Feirense, que se coroou como melhor marcador da equipa na temporada transata, na 1.ª Divisão de Aveiro, com 18 golos, mostrou estar talhado para competições de maior exigência. Resolveu a partida com o Cesarense de forma tranquila e com muita classe à mistura. Um verdadeiro ‘perigo à solta’