Tudo sobre a prestação das equipas de formação de Santa Maria da Feira que disputam campeonatos nacionais
Foi com uma goleada por… 7-1 sobre o Marinhense que o Feirense conseguiu a primeira vitória na 1.ª Divisão do Campeonato Nacional de iniciados.
O triunfo começou a ser construído aos 15’, por Gonçalo Dias, tendo Rúben Sabença bisado ainda na 1.ª parte, com golos aos 20’ e 42’. Ainda antes do descanso, Gonçalo Carvalho fez o quarto (26’), tendo Francisco Santos, com um autogolo, reduzido para o Marinhense (36’).
Na 2.ª parte, mais três golos para a formação orientada por André Teixeira. Gonçalo Carvalho assinou o bis (61’), e Victor Cruz (55’) e Rodrigo Valente (80’) feito o gosto ao pé.
Ao fim de cinco jornadas, ainda que só tenha quatro jogos disputados, o Feirense é 7.º classificado, com quatro pontos, a outros tantos dos lugares de acesso ao apuramento de campeão.
Derrota em juvenis
Passando para a 1.ª Divisão do Campeonato Nacional de juvenis, nova derrota, a quarta em cinco jogos – e a terceira consecutiva – para o Feirense. Desta feita, o responsável foi o Tondela, que saiu de Santa Maria da Feira com os três pontos, depois de ganhar por 0-1.
João Rua, que tinha saído do banco de suplentes aos 54’, decidiu a partida a favor dos beirões, à passagem pelo minuto 68.
A formação orientada por Rui Ferreira é antepenúltima, em igualdade pontual com o Sp. Espinho, com três pontos em cinco partidas, apenas superando o Padroense.
Empate em juniores
Quando a vitória parecia garantida, Sambu Nsansing, médio do Salgueiros, não permitiu ao Feirense celebrar o terceiro triunfo consecutivo na 2.ª Divisão do Campeonato Nacional de juniores (1-1).
Os pupilos de João Almeida chegaram à vantagem durante a etapa complementar, com Ivo Almeida a converter um castigo máximo, à passagem pelo minuto 60, e quando os três pontos pareciam não fugir, o guineense Sambu Nsansing, no décimo minuto da compensação, resgatou um ponto para o Salgueiros.
Este empate atrasa o Feirense na luta pelo 1.º lugar, agora ocupado de forma isolada pelo Leixões, com nove pontos em três jornadas. A turma de Santa Maria da Feira divide o 2.º lugar, de acesso à fase de subida, com Salgueiros e Nogueirense – as três averbam sete pontos.
Lourosa perde na 1.ª Divisão de sub-19
Já o Lusitânia de Lourosa, cuja equipa de sub-17, que disputa a 2.ª Divisão do escalão, não teve jogo, perdeu na 1.ª Divisão do Campeonato Nacional de juniores, caindo para o 9.º lugar.
Na receção ao Marítimo, derrota por 1-3, mas foram os lusitanistas os primeiros a marcarem, por intermédio de Gonçalo Bastos, aos 27 minutos. Porém, cinco minutos depois, contratempo para o técnico João Alves, que viu o francês Laity Roussel ser expulso, por acumulação.
A equipa lusitanista aguentou o ímpeto maritimista na 1.ª parte, mas não conseguiu impedir a reviravolta na etapa complementar. João Castro empatou o marcador para os insulares, tendo já aos 80’, Luís Pestana feito a cambalhota. Aos 86’, machadada nas aspirações do Lourosa, com Francisco Silva a fazer o 1-3.
Com cinco pontos somados, o Lourosa ocupa o 9.º lugar, superando Marítimo, Rio Ave e Chaves. Mantém-se a dois pontos de Boavista, Vizela, Gil Vicente e Paços de Ferreira, e a três do primeiro lugar de acesso à fase de campeão, ocupado pelo Famalicão.
[n.d.r.: a fotografia utilizada trata-se da equipa de sub-19 do Salgueiros, no final do encontro com o Feirense, devido à inexistência de registos fotográficos que ilustrem especificamente as equipas de Santa Maria da Feira supramencionadas]