Escapar aos lugares de descida
Futebol

Escapar aos lugares de descida

Na receção aos Belenenses, o Feirense procura regressar às vitórias e afastar-se dos lugares de despromoção. Jorge Pereira, lesionado, e Filipe Almeida, castigado, são baixas confirmadas nos fogaceiros

O Feirense, 14.º classificado, defronta o Belenenses, 17.º e penúltimo, esta sexta-feira, 10 de novembro, pelas 18 horas, no jogo de abertura da 10.ª jornada da Segunda Liga, que se realizará no Estádio Marcolino Castro.

Um confronto entre duas equipas que se encontram, nesta fase ainda prematura da época, a lutar pela fuga aos lugares de descida e a atravessar um período negativo. Pior, ainda assim, os azuis do Restelo, na classificação e na série de maus resultados. A equipa de Belém não vence há cinco partidas e tem quatro derrotas consecutivas (uma delas para a Taça de Portugal), a última das quais frente ao lanterna-vermelha do campeonato, Länk Vilaverdense, e que ditou o despedimento do técnico Bruno Dias (tinha sido o obreiro do regresso dos Belenenses aos campeonatos profissionais, na época transata), entretanto substituído por Vasco Faísca (estreia-se como técnico do histórico clube na partida do Marcolino Castro).

O emblema de Santa Maria da Feira encontra-se igualmente numa fase de resultados negativos, que o levou a cair perigosamente perto dos lugares de despromoção. Com três derrotas seguidas, duas para a Liga 2 e, pelo meio, uma para a prova rainha, a equipa de Ricardo Sousa tem na receção aos Belenenses uma importante oportunidade de retoma e consequente subida na tabela classificativa.

Para o confronto contra a equipa de Belém, Ricardo Sousa terá necessariamente de fazer alterações no 11, relativamente à última partida (derrota no terreno do FC Porto B por 2-0), já que Filipe Almeida viu quinto amarelo frente aos dragões e terá de cumprir castigo. Uma das alternativas a Filipe Almeida — central de origem, mas que tem jogado à frente da defesa — poderia ser Jorge Pereira, mas este encontra-se lesionado e é a outra baixa dos fogaceiros. Assim, Washington deverá estrear-se, esta temporada, a titular no campeonato (das cinco partidas já efetuadas, o experiente médio brasileiro apenas começou de início frente ao Mafra, no jogo que ditou a eliminação da Taça de Portugal).

Além de Washington, até em consequência dos últimos maus resultados, outros nomes se perfilam para avançar para uma eventual titularidade, designadamente Cláudio Silva, Ronaldo Camará e Dudu.

No histórico de confrontos entre as duas formações, clara vantagem para a equipa do Restelo. Em 21 confrontos, os Belenenses levaram a melhor em 13, enquanto o Feirense venceu apenas quatro (registaram-se, ainda, quatro empates). Os golos apontados espelham a superioridade dos Belenenses no confronto direto: 37 marcados, contra 16 dos fogaceiros.

Assine agora
Nélson Costa

administrator
DIRETOR | Jornalista de formação e por paixão. Curioso, meticuloso, bom ouvinte, observador até das próprias opiniões.
    X