A Comissão de Vigilância do Castelo celebrou 114 anos de vida, no passado mês de outubro
O Castelo recebeu a assembleia geral da Comissão de Vigilância do Castelo de Santa Maria da Feira para eleição dos órgãos sociais, no passado dia 23 de novembro. Foi eleita por unanimidade a única lista apresentada para a direção da Comissão de Vigilância do Castelo da Feira, para o triénio 2023/2026, liderada por Maria da Conceição Alvim Ferraz, que se faz acompanhar por Fernando Sampaio Maia, Sérgio Cirino, Iva Oliveira e Carlos Maia.
O Conselho Geral será presidido por Conceição Alvim e terá como vogais: Gil Ferreira, Afonso Oliveira, Amadeu Albergaria, António Cavaco, Fernando Sampaio Maia, Francisco Ribeiro da Silva, Helena Portela, Joana Martins, João Vilaça, José Cardoso da Costa, Rafael Silva e Serafim Guimarães.
O presidente da Assembleia Geral é Paulo Portela, Luís Filipe Higino o vice-presidente e Joaquim Pinho o secretário. João Freire preside o conselho fiscal.
Ludgero Marques e António Figueiredo são membros honorários.
Promoção do Castelo e da muralha
No Plano de Atividades da Comissão de Vigilância do Castelo para o triénio 2023/2026, destaque para, entre outros objetivos, a criação de uma “Associação Portuguesa para Preservação e Promoção dos Castelos (AP3castels), com vista à sua futura integração em associações congéneres estrangeiras”; a implementação de estudos científicos que fundamentem a divulgação do Castelo da Feira; e a “promoção do Castelo da Feira como marca distintiva de Turismo Militar”.