‘Queima dos Velhos’ decorre na sede do Rancho Regional de Argoncilhe
Cultura

‘Queima dos Velhos’ decorre na sede do Rancho Regional de Argoncilhe

O Rancho Regional de Argoncilhe realiza, na sede da associação, a iniciativa ‘Queima dos Velhos’, no próximo dia 13 de fevereiro, pelas 21h30.

“Os ‘Velhos’ são dois bonecos vestidos a rigor, feitos de trapos, tecidos usados, erguidos bem altos num mastro, com enorme fogueira em baixo. Em regra geral, um casal, homem e mulher. Enquanto ardem, fazem-se apostas em jeito de brincadeira, para ver quem será o primeiro a arder pelas chamas da fogueira. Simultaneamente, ouve-se a leitura do responso. Uma sátira, de alguma forma disfarçada, algo brejeira e bem disposta, que relata o acontecimento do ano, do lugar, ou da freguesia e que deixa pistas, entre versos e advinhas, de quem são os ‘Velhos’ caricaturados.

Em tempos idos, em que as redes sociais eram as conversas, os ditos e não ditos, em que alguma situação mais caricata, se tornava acontecimento do lugar, ou da freguesia, para ser falado e ser boato. Hoje, para que a adivinha seja mais percetível para os presentes, os ‘Velhos’ são duas figuras públicas da nossa sociedade”, lê-se na sinopse.

‘O Medo da Peste’ é o nome da peça de teatro, pel’Os Medievos, desta 20.ª edição da Queima do Velho, baseada na peste negra que abalou o país e o mundo. “É assim que dois pobres escravos do reino, contagiados pela peste, para muitos naquele tempo, amaldiçoados pelo demónio, são condenados à fogueira, o castigo máximo daquela época”, escreve a organização.

Assine agora
Márcia Soares
JORNALISTA | Licenciada em Ciências da Comunicação. A ouvir e partilhar as emoções vividas pelas gentes da nossa terra desde 2019.
    X