3-1, em Alverca, não retira Lusitânia de Lourosa da liderança
Entrou líder na jornada, com cinco pontos de vantagem, e tem agora apenas dois, depois de perder, 3-1, frente ao Alverca – e de o Sp. Braga B ter vencido o Atlético. Na 7.ª e última ronda da primeira volta da fase de apuramento de campeão da Liga 3, o Lusitânia de Lourosa averbou a primeira derrota, mantendo, ainda assim, o 1.º lugar.
Numa 1.ª parte de domínio lusitanista, mas de aproveitamento máximo dos ribatejanos, o Alverca colocou-se na frente logo ao minuto oito, com o defesa-central brasileiro Venaque a finalizar, solto de marcação, um livre ensaiado.
Em desvantagem, os pupilos de Jorge Pinto assumiram as despesas do encontro, tiveram o domínio da posse de bola, mas iam claudicando no último terço, não conseguindo chegar ao golo. Contra as previsões, novo golo do Alverca, e novamente na sequência de uma bola parada: após canto da direita, João Costa a fazer jus à reputação de goleador, a aumentar a vantagem ribatejana (36’).
Antes do descanso, com um remate forte e colocado à entrada da área, Miguel Pereira, de pé esquerdo, relançou o Lusitânia de Lourosa no encontro (45+2’).
Na etapa complementar, e já depois de Mika Borges ter cabeceado ao poste (54’), contrariedade para Jorge Pinto, com Diogo Pereira a ser admoestado com o segundo amarelo e a receber ordem de expulsão (56’).
José Costa ainda negou o terceiro ao Alverca, defendendo um remate de José Varela (68’), e o Lusitânia de Lourosa manteve-se perigoso, mesmo em desvantagem numérica, causando a incerteza no resultado praticamente até ao fim. Foi na compensação, num contra-ataque, que os visitados fizeram o 3-1, por José Varela (90+6’).
Com a primeira volta completa, lidera o Lusitânia de Lourosa, com 16 pontos, mais dois em relação a Sp. Braga B e Alverca. Felgueiras e Académica somam nove, Atlético cinco e Sp. Covilhã e Varzim quatro.
Na próxima jornada, o Lusitânia de Lourosa volta a jogar enquanto visitante; desloca-se à Povoa de Varzim, no domingo, dia 7, pelas 17 horas.