A lamacense destronou toda a concorrência em Cancun, no escalão de cadetes, -47 kg, na K1 – Youth League e subiu ao 7.º lugar do ranking mundial
A karateca Isis Matos, residente na freguesia de Santa Maria de Lamas, levou o nome do concelho de Santa Maria da Feira além-fronteiras, ao sagrar-se campeã de kumite, arrecadando a medalha de ouro na Karaté K1 – Youth League, prova organizada pela Federação Mundial de Karaté, com o apoio da federação mexicana da modalidade. Realizou-se em Cancun, México, de 8 a 11 de agosto, para karatecas dos 12 aos 20 anos.
Isis Matos destronou a concorrência na categoria de cadetes (-47 kg), um feito de relevo para o karaté juvenil nacional, sendo a quarta portuguesa a conseguir o feito em kumite.
A Youth League é a prova rainha do karaté mundial para os escalões de juvenis, cadetes, juniores e sub-21 e reúne os melhores karatecas do mundo em cinco provas anualmente, realizadas no Dubai, Espanha, Croácia, México e Itália, sendo pontuável para o ranking mundial da Federação Mundial de Karaté.
A lamacense protagonizou um desempenho irrepreensível, com uma prestação qualitativa que a permitiu derrotar todas as adversárias – uma mexicana, uma australiana e outra norte-americana – até à final. No derradeiro embate, apesar de ter começado a perder, conseguiu derrotar outra atleta norte-americana, subindo ao mais alto lugar do pódio.
Isis Matos representa o Karaté Shotokan, sediado na Vila das Aves, mas treina três vezes por semana em Santa Maria da Feira: duas no Orfeão da Feira e outra em S. Paio de Oleiros, junto do seu sensei, Domingos Marques, do Núcleo de Escolas de Karaté de Portugal, de Vila Nova de Gaia.
A sua prestação permitiu-lhe subir ao 7.º lugar do ranking da Federação Mundial de Karaté, que reúne karatecas de todos os estilos e que conta com 181 países filiados.