Relâmpago Nogueirense triunfa no arranque da temporada ao derrotar, 1-2, o rival concelhio Paços de Brandão
Arrancou oficialmente, nesta tarde de domingo, mais uma epopeia distrital, com o dérbi de Santa Maria da Feira entre Relâmpago Nogueirense, que se estreou no maior campeonato de Aveiro, e Paços de Brandão, que acabou no pódio em 2023/24.
Foram os da freguesia de Nogueira da Regedoura que chegaram primeiro ao golo, perante um Zulmira Sá e Silva atento, fervoroso e ansioso. Após uma recuperação de bola em terreno defensivo, a bola chega aos pés de Guerra que, de regresso a esta divisão, recordou os adeptos daquilo que mais gosta – e sabe – de fazer: celebrar; trabalhou bem e ainda antes da grande área rematou colocado, deixando Ivo Eichmann ‘pregado’ ao relvado (12’).
E como um não chegou, o camisola 9 deu novamente motivos para festejar à formação orientada por José Santos. Aos 28’, subiu mais alto que os seus defensores e, de cabeça, deu o melhor seguimento a um cruzamento da direita, não dando hipótese de defesa.
A reação brandoense surgiu na 2.ª parte. Numa jogada em que a pressão alta deu frutos, Iko Caetano, reforço para esta temporada, surgiu solto de marcação no coração da área e, servido de ‘bandeja’, cabeceou colocado. Arranque em 2024/25 em falso para os pupilos de Zé Carlos.
Canedo derrotado em Avanca
Também na 1.ª jornada do Campeonato SABSEG, o Canedo perdeu na visita ao reduto do Avanca, 2-1. Aos 14’, golo dos da casa na sequência de um canto da esquerda, com Bruno Silva a dar um contributo involuntário.
A fechar os primeiros 45 minutos, Nuno Dias saiu em falso e cometeu penálti. Chamado à cobrança, Pedro Macedo restabeleceu a igualdade.
Um golo a fechar a 1.ª parte e outro a 2.ª. Desatenção defensiva canedense e Chapinha, com um ‘chapéu’, a decidir a partida.
Fiães perde no Bolhão
O Fiães também teve uma estreia amarga. Perdeu perante os seus adeptos, no Bolhão, com o Águeda, 0-1.
Acabado de sair do banco, a Gonçalo Nunes bastaram dois minutos para desbloquear um nulo que teimava em não mudar. Bola longa nas costas da defensiva fianense, combinação exímia entre Sacra e Aparício e o camisola 8 dos visitantes ofereceu o golo ao colega recém-entrado, que ainda assim viu Vareiro negar-lhe o primeiro remate em cima da linha de golo.
O Lobão joga apenas na quarta-feira, frente à Ovarense. O jogo foi adiado devido ao compromisso dos vareiros na Taça de Portugal (foram eliminados, nos penáltis, pelo S. João de Ver).
Resultados da 1.ª jornada:
Esmoriz 1-3 Sp. Espinho
Avanca 2-1 Canedo
Paços de Brandão 1-2 Relâmpago Nogueirense
Bustelo 1-2 Alba
Oliveira do Bairro 1-1 Pampilhosa
JuveForce 1-0 Cucujães
Fiães 0-1 Águeda
Vista Alegre 0-1 Florgrade
Lobão-Ovarense (quarta-feira, 11/09, 20 horas)